quinta-feira, 5 de junho de 2014

Resenha : Pitty - SETEVIDAS


O retorno da cantora baiana Pitty foi muito bem recebido pelo público. Após 5 anos de hiatus em sua carreira solo, Pitty retorna meio que de surpresa com o álbum "SETEVIDAS". O que podemos dizer deste trabalho? Bom, veremos abaixo.

Abrindo o álbum, temos a faixa "Pouco". Aqui, a voz de Pitty repleta de sintetizadores é acompanhada de um som pesado. Cheio de guitarras, a música mostra que podemos esperar um álbum mais rock e menos pop/rock. Seguimos então com "Deixa Ela Entrar", que continua a sonoridade rock, porém mais contida e comercial. "Pequena morte" mostra o amadurecimento de Pitty como compositora. Aqui sai a menina que surgiu em 2004 e entra a mulher de hoje.  "Um leão" lembra bastante o som da baiana em seus trabalhos anteriores, mas isso apenas na sua sonoridade, já que a letra é algo mais refinado. A composição desta faixa mostra um amadurecimento no rock em versos como "Nas mãos do atirador, as facas que eu mesma concedi".



Entrando em um universo mais pop, porém sem deixar o rock de lado. temos a faixa "Lado de lá". A música é uma balada envolta em atmosfera dramática desde o primeiro segundo. Seguindo nas baladas, vem "Outro calmo". Com uma produção mais limpa que a faixa anterior, é provável que ela seja escolhida como single. Voltando a agitar o álbum, "Boca aberta" cumpre o papel de música feita para as rádios. A sua composição, vocais, instrumental e refrão crítico e ácido formam uma produção redonda e comercial. "A massa" segue com a crítica ácida cheia de metáforas. Uma ótima composição.



"Setevidas" é um dos maiores destaques entre as 10 faixas do álbum. Não é por menos que tenha sido escolhida como single de abertura. A música reflete bem o conteúdo do álbum, ao mesmo tempo que consegue ser bem comercial graças ao seu refrão grudento. Um trabalho brilhante, onde vemos o amadurecimento de Pitty nos versos, porém conseguimos ver a Pitty menina que surgiu em "Admirável Chip Novo" no refrão. Fechando o álbum temos "Serpente". Torço imensamente que a faixa seja single, pois é um excelente exemplo de que é possível se fazer um rock-indie brasileiro de qualidade. A faixa lembra muito o som que Bastille faz em "Pompeii". É praticamente uma celebração.


Conclusão: Podemos dizer que "SETEVIDAS" é de longe o álbum mais coeso da carreira de Pitty. Redondo do começo ao fim, ele traz ao longo de seus 10 faixas o amadurecimento da cantora tanto vocalmente, quanto como compositora. Os arranjos e banda acompanham muito bem essa nova fase. Viva o rock brasileiro e que permaneça na voz e qualidade de talentos como o de Pitty

Nenhum comentário:

Postar um comentário